jump to navigation

Exposição do fotógrafo Bresson 19 de setembro de 2009

Posted by linuscomunicacao in Dicas Culturais, Dicas Culturais - onde ir.
trackback

 

Foto de Henri Cartier-Bresson registrada na França, em 1969: a poesia do cotidiano
Foto de Bresson registrada na França, em 1969: a poesia do cotidiano

Para quem aprecia a arte fotográfica, uma ótima opção é apreciar a exposição do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson, no SESC Pinheiros, na rua Paes Leme, 195 – São Paulo.

A exposição é gratuita e aberta ao público, e ficará em Pinheiros até dia 20 de dezembro, nos seguintes horários: terça a sexta, das 10h30 às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30.

Bresson começou a fotografar como profissional em 1931 com influência dos surrealistas. Deixando-se levar pelo instinto, Bresson começou a fotografar cenas simples nas ruas, flagrantes das belezas do cotidiano, construindo um legado considerado o ápice da fotografia humanista e do fotodocumentário, e hoje é considerado um dos mais importantes fotógrafos do século XX.

Para ele “Tirar fotos é prender a respiração quando todas as faculdades convergem para a realidade fugaz. É organizar rigorosamente as formas visuais percebidas para expressar o seu significado. É por numa mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração”.

Gare Saint Lazare. Paris - 1932

Gare Saint Lazare. Paris - 1932

A mostra que integra as comemorações do Ano da França no Brasil, reúne 133 imagens registradas em 23 países entre 1926 e 1979, e está organizada em dois pisos do SESC Pinheiros. No térreo, foram dispostas 40 fotos de “street photography”, caracterizados pelos flagrantes de rua onde o acaso, a poesia dos gestos cotidianos, a geometria se justapõem à uma visão surrealista da vida.

 

No segundo andar, está a maior parte do acervo trazido ao Brasil, representando os “Conflitos” e “Retratos” registrados pelo artista, como A Segunda Guerra Mundial, a ascensão do comunismo na China e a morte de Mahatma Gandhi.

Postado por: Gabriela Ezsias

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário